Total de visualizações de página

sábado, 8 de abril de 2017

ANDRELÂNDIA TEM O BAR MAIS ANTIGO DO BRASIL


Os botecos sempre estiveram presentes na história de Minas Gerais e do Brasil. Atualmente é muito “chique” conhecer e tomar umas nos botecos mais antigos do país, que estão em funcionamento há mais de um século.


No Rio de Janeiro, por exemplo,  o Bar do Luiz, situado na Rua da Carioca, no centro da cidade, abriu suas portas em janeiro de 1887, quando o Brasil ainda era Império e estava sob as ordens de Dom Pedro II. 


Em Belo Horizonte, o Bar do Orlando, no Santa Tereza, aberto em 1919, é considerado o mais antigo da capital mineira em funcionamento.

Qualquer busca na internet vai apontar esses bares entre os mais antigos em funcionamento no país.

Mas vamos começar a mudar essa história, resgatando a verdade sobre os fatos.

O bar mais antigo em funcionamento no país está em Andrelândia, situado bem ao lado da Igreja Matriz.


Dito Nable, com o prédio do bar mais antigo do Brasil ao fundo

Apesar de descaracterizado por supressões e algumas reformas  mais recentes (demolição da porção direita do casarão, substituição das telhas coloniais por francesas, colocação de placas comerciais etc.) o prédio do antigo Bar do Dito Nable é, ao que tudo indica, o mais antigo exemplar da arquitetura colonial ainda existente no centro de Andrelândia e sempre funcionou com essa "vocação etílica".

         O boteco é da época do Arraial do Turvo, da Vila Bela do Turvo, da Cidade do Turvo e continuou sendo de Andrelândia, quando a cidade recebeu tal nome em 1930.

        Ou seja, boteco antigórico. Do tempo da zagaia ou da arca da velha... 

       Verdadeira Reserva Alcoólogica da cidade. 



Dito Nable servindo uma "marvada", na década de 1980

Seu estilo arquitetônico (casa térrea com portas em arcos abatidos) típico do séc. XVIII, sua posição privilegiada ao lado da Matriz e o desgaste acentuado das soleiras de pedra da sua parte comercial denunciam a antiguidade do imóvel,  onde muita cachaça já foi servida e consumida...

Um estudo geológico a respeito do desgaste das soleiras de gnaisse das portas de entrada desse boteco certamente renderá publicação internacional a respeito do abrasamento lítico decorrente do consumo etílico (embrasamento), com possibilidade de sair na Nature.


Henrique de Andrade Alves, antigo proprietário do bar

As gerações mais antigas da cidade são unânimes em afirmar que no local sempre existiu um bar em funcionamento e os documentos históricos confirmam exatamente isso.



Não sabemos quem foram os antigos donos do boteco no século XVIII (época em que Tiradentes tomava umas cangibrinas para as bandas de Lima Duarte), mas no século XIX (época de Pedro I, Pedro II e quando a escravidão ainda existia), temos provas documentais de que ali funcionou a casa comercial e o bar de propriedade do Sr. Henrique Andrade Alves, pelo menos desde 1882, o que basta para a comprovação da antiguidade  do boteco, onde muitos andrelandenses ilustres já "tiraram o zinabre da serpentina".


Foto do bar, com as portas abertas, em novembro de 1911




André da Silveira e Visconde de Arantes (provavelmente), Roberto Sapateiro, Marquinho do Bento e Baianinho (comprovadamente), estão entre as figuras históricas que frequentaram o conceituado estabelecimento.

       Em 1946 o prédio foi comprado por André Nable, Benedito Nable e Maria Nable, figuras que muito contribuíram para o comércio local, todos filhos do mascate Miguel Nable, natural do Líbano.
  Vista do boteco com as portas abertas na década de 1960

          O Bar do Dito Nable, como passou a ser conhecido, era ponto estratégico para o “aquecimento” antes, durante ou após cerimônias na Igreja Matriz, tais como batizados, casamentos e encomendação de defuntos.

           Conta-se que muitos caixões para ali pendiam, por misteriosa força, quando o cortejo fúnebre tomava o rumo do cemitério da cidade, o que passou a ser entendido, com benevolência pelos participantes da condução do esquife, como justificada vontade do finado tomar a saideira, o que é perfeitamente compreensível.


Amigos fazendo o aquecimento

Turma de amigos tomando uma "Na porta lateral"

O boteco era também ponto de encontro  durante as celebrações de Corpus Christi, Semana Santa, festividades de carnaval etc.







Trabalho na confecção dos tapetes de Corpus Christi, tendo como "ponto de apoio" o bar mais antigo do país.


Desde o ano de 2007 o bar, de propriedade de Adriano Nogueira Nable,  está alugado para o português, natural da Ilha da Madeira, Manoel Pestana, responsável pelo Bar “Os Cariocas”.

      Você já tomou uma no bar mais antigo do Brasil em funcionamento ?

        Não deixe de fazer parte da história de Andrelândia e do Brasil, mas beba com moderação.

Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto, conheça o livro abaixo.

18 comentários:

  1. Só observando esse povo compartilhando a matéria de que ANDRELÂNDIA TEM O BAR MAIS ANTIGO DO BRASIL..
    Gente, pensem um pouquinho: Existem muitas cidades com o dobro de idade da nossa. Resumidamente, existem cidades com diferenças absurdas de existência.
    Qual sentido tem a nossa cidade ter o bar mais antigo do Brasil sendo que a cidade não é a mais antiga? Sendo que, inúmeras cidades espalhadas por aí "nasceram" muito antes que a nossa?
    Vale parar pra pensar um pouquinho em galera. Não sei se dou risada da [não] capacidade de vocês terem parado ao menos um minuto pra pensar sobre isso, ou se fico triste pela falta de informação que vocês recebem.
    Chega a ser lamentável.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O bar mais antigo em funcionamento", entendeu?

      Excluir
    2. Muito interessante a abordagem, dá realmente vontade de vir ver do que se trata. Camila, enxergue vida com mais luz e conseguirá ver com mais clareza e dar valor a detalhes que só enriquecem ;). Parabéns ao redator pela pesquisa e divulgação

      Excluir
  2. Só observando esse povo compartilhando a matéria de que ANDRELÂNDIA TEM O BAR MAIS ANTIGO DO BRASIL..
    Gente, pensem um pouquinho: Existem muitas cidades com o dobro de idade da nossa. Resumidamente, existem cidades com diferenças absurdas de existência.
    Qual sentido tem a nossa cidade ter o bar mais antigo do Brasil sendo que a cidade não é a mais antiga? Sendo que, inúmeras cidades espalhadas por aí "nasceram" muito antes que a nossa?
    Vale parar pra pensar um pouquinho em galera. Não sei se dou risada da [não] capacidade de vocês terem parado ao menos um minuto pra pensar sobre isso, ou se fico triste pela falta de informação que vocês recebem.
    Chega a ser lamentável.. :(
    (não apaguem meu comentário novamente em! Hahahahahahahahha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles dizem que é o Bar Mais antigo EM FUNCIONAMENTO. Com esse critério pode ser sim.

      Excluir
  3. Haha mas eu acho que não percebeu uma pequena sutileza no texto....ele foca no bar mais antigo en atividade e não no primeiro bar que existiu no Brasil. ...nestr contexto seu argumento embora tenha uma certa lógica não exclui a possibilidadebde andrelandia ter o bar mais antigo....eu como gosto de andrelandia vou propagar a novidade para tidis os cantos pois sendo lamentavel ou nao é so conversa de bar...o bom é que entre uma cachaça e outra sempre podemos aprimorar nossa capacidade de interpretação de texto...na minha proxima visita a andrelandia vou tomar barias no bar mais antigo do brasil Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o intuito da matéria tenha sido sim levado para um lado sensacionalista moço. Não há nada que comprove que Andrelândia tem o bar mais antigo do Brasil em funcionamento... Lógico que não exclui a possibilidade, mas como ela ficou um tanto quanto sensacionalista, é difícil argumentar sobre.. já que nenhum dado oficial (principalmente com datas que comprassem a veracidade da materia) foi divulgado.
      Tanto é que, também falando sobre o assunto nós também estamos divulgando a notícia, não vejo nada de errado nisso.. muito pelo contrário, é uma forma de divulgação como eu disse e isso é bom pra cidade. ;)

      Excluir
    2. Prezada Livia, a existência do bar em 1882 está documentada. Isso já assegura o título de mais antigo do Brasil.
      Mas, provavelmente, o bar é bem mais antigo eterá sido construído na mesma época da igreja, na segunda metade do Século XVIII.
      Deve-se buscar documentação que comprove isso. Mas o título de mais antigo em funcionamento contínuo já está assegurado, graças à documentação de 1882.

      Excluir
    3. Nao 1882 não seria o bar mais antigo em funcionamento. o bar lamas no Rio de janeiro e comprovadamente em funcionamento desde 1874. Fica na Rua Marques de Abrantes, 18, no bairro do flamengo.

      Excluir
  4. Já tomei várias geladas com amigos neste bar, só não sabia que se tratava do mais antigo do Brasil. E acima de tudo, Alves é sobrenome de meu pai... Se é/foi parente não sei. Mas é top saber dessa história.

    ResponderExcluir
  5. Pode ter certeza que já tirei o Zinabre da serpentina neste bar....foram muitos carnavais em Andrelândia....tem uma Turma aqui de Barra Mansa - RJ que sempre está por lá e eu sou casado com uma Andrelandense....Mas não sabia que era o bar Mais antigo do Brasil não....muita história para contar.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto e proposta! Parabéns só autor! Como.historiadora, sei que várias são as maneiras e caminhos para se avaliar um edifício histórico e sua constatação alcança, através de uma metodologia adequada, fatos que só autentificam a própria história do lugar e suas transformações ao longo do tempo. Parabéns pela forma divertida que escreveu o texto, Sr Eureste, muito bom mesmo!
    Vou até lá qualquer dia!! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Não era lá que também vendiam leite pela manhã?

    ResponderExcluir
  8. acho que foi eu quem tirei a foto do Dito servindo o Sidney

    ResponderExcluir
  9. O Restaurante Lamas Inicialmente era situado no Largo do Machado, no bairro do Catete, em 1976 mudou-se para a Marques de Abrantes.
    Situado no mesmo Local, assim então o de Andrelândia e o mais antigo!

    ResponderExcluir
  10. Gostei, e ponto final. Muito bom e fascinante pela forma em que foi apresentado. Parabéns ao autor. E na realidade, por estar ainda em funcionamento é um atestado de bons serviços prestados à população. O que faz a clientela voltar, e o bar voltar a abrir no dia seguinte é a qualidade e persistência do atendimento. Continuando assim vai emplacar 2101.

    ResponderExcluir
  11. Livia carolina deve ser petista !! Bicho burro sô!!!!

    ResponderExcluir
  12. Burra até cair de costas não se compare o bar mais antigo em funcionamento ininterrupto no Brasil com a fundação da cidade DE ANDRÉ UAI

    ResponderExcluir