Total de visualizações de página

sábado, 22 de abril de 2017

SAUDADES DO TRENZINHO DE PASSAGEIROS DE ANDRELÂNDIA

Andrelândia era mais alegre quando o trenzinho de passageiros, que ligava Lavras a Barra Mansa, passava pela cidade e constituia um dos principais meios de transporte da população.


A estação na década de 1980


Nos feriados e finais de semana, a chegada e a partida de amigos e familiares faziam da estação um dos lugares mais movimentados da cidade. 

A plataforma era um palco de encontros e despedidas...

Era a vida desse meu lugar.

Locomotiva elétrica


A chegada do trenzinho



A chegada do trenzinho

Desembarque

Partida

Partida

Maquinistas, telegrafistas, eletricistas, guarda-chaves, manobristas e agentes de estação eram algumas das profissões  que ainda existiam na cidade.  







Antigos bilhetes - passagens


Quadro de horários - 1978



A estação na década de 1990


Vicente Aredes, José Guilherme, Nilo Barquete (Baiano) e Nilsinho são alguns nomes de ferroviários dos quais me lembro, com saudade.




Nilo Barquete, o Baiano, agente da estação ferroviária. 
Personagem inesquecível da história da ferrovia em Andrelândia

Em 1996 a cidade ficou mais triste.

A última viagem

Em 26 de agosto partiu o último trenzinho de passageiros...


A linha férrea foi entregue à Ferrovia Centro Atlântica (atual VLI), do grupo Vale do Rio Doce.  Agora, somente transporte de cargas. Somente preocupação com os dólares. 

Acabou o encanto das chegadas e partidas...

O apito das máquinas não tem mais o doce tom do sentimento de antigamente.

Hoje, a estação movimentada, o trenzinho azul e os muitos passageiros e suas bagagens moram apenas na lembrança de quem teve a ventura de viver aqueles tempos, ou nas fotos e vídeos, como os que disponibilizamos neste blog.

Enfim:

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir


 Para relembrar os bons tempos















7 comentários:

  1. Comentar o que? Maldito terroristas do PSDB e coligados; maldito FHC

    ResponderExcluir
  2. Saudades dessas épocas como eu viajei pra barra mansa nessa época eu tinha uns 10 anos eu minha mãe e meus irmãos

    ResponderExcluir
  3. Muita saudades ,vinha de São José dos Campos e pegava esse trem em Barra mansa para Andrelandia muito bom

    ResponderExcluir
  4. Nos anos 70 viajei muito no trem de lavras a São Vicente de Minas onde construirmos a rede telefônica cruzilia Andrelandia qu6 saudades...

    ResponderExcluir
  5. Sou de Barra Mansa, mas meu falecido pai era de Andrelândia. Desde sempre viajei muito no trem mineiro para visitar meus parentes que moram na cidade que considero minha segunda casa.

    ResponderExcluir
  6. Saudades também,vinha de sao nose dos campos até Barra mansa pra ir pra andrelandia ,isso que o Fernando Henrique fez pro Brasil e uma vergonha ,acabar com tudo,entregando pra milionários e os pobres ficaram sofrendo

    ResponderExcluir