Total de visualizações de página

sábado, 18 de novembro de 2017

AS FAMÍLIAS ANDRELANDENSES



Feliz aquele que se recorda com prazer dos seus antepassados; 
que conversa com estranhos sobre eles, 
suas ações e suas grandezas e que sente uma satisfação secreta 
por se ver como o último elo de uma bela corrente.
Goethe 



Andrelândia é um dos berços da genealogia de Minas Gerais.


Impossível consultar os livros clássicos de genealogia brasileira sem encontrar alguém oriundo do velho Arraial do Turvo.

A família andrelandense compreende antigos portugueses (das Ilhas e do Continente) e paulistas da fase da busca pelo ouro (Matos, Azevedo, Rosa, Salgado, Vilela, Costa, Silva, Nogueira etc), árabes (Abrahão, Antônio, Barquete, Nable, Naback, Ganan, Salomão etc), espanhóis  (Laredo, Garrido etc) e italianos (Rivelli, Sério, Mângia etc) do século XIX e fase da industrialização e muitas outras nobres estirpes que chegaram ao solo da Terra de André ao longo dos anos e aqui fincaram suas raízes.

Abaixo enumeramos, a título exemplificativo, as famílias que compreendem a sociedade andrelandense, de A a Z.

Eventuais correções, sugestões  e acréscimos serão recebidos de bom grado.

Procuraremos manter sempre atualizada esta postagem.

Faça a sua árvore genealógica !

Vamos conhecer, valorizar  e manter unida a Família Andrelandense !

Se quiser saber mais detalhes sobre as origens e trajetória dessas famílias, conheça o livro abaixo.

http://terradeandre.blogspot.com.br/2017/02/livro-andrelandia-3500-anos-de-historia.html 

ABRAHÃO

Joaquim Abrahão

Família Abrahão

AGUIAR

ALEXANDRE

Salvador Alexandre
ALMEIDA
Capitão Joaquim Teodoro de Almeida


ALVES


Gustavo Ernesto Alves e Ilídia da Silva Alves

ANDRADE

Família Andrade

ANTÔNIO

ARANTES

Antônio Belfort de Arantes e Maria Custódia de Paula (Barões do Cabo Verde)

ARAÚJO






Dr. Francisco Pascoal de Araújo




AREDES
AZEVEDO
Família Azevedo


Coronel José Bonifácio de Azevedo e Dona Carlina
BARQUETTE
BARROS
BARTALO
BATISTA
BELFORT
Antônio Belfort de Arantes
BITA
BOUGLEUX
BRAGA
BRITO
CAMPOS
Capitão Tobias de Paula Campos
CARDOSO
CARVALHO
João Gualberto de Carvalho

Família Carvalho

CATÃO
Família Catão


Olímpio Carneiro Viriato Catão


CHAVES
Evaristo Chaves

COSTA
FERREIRA
GANAN
GARRIDO
GASPAR
GODINHO
Família Godinho
GOMES
GONÇALVES
GUIMARÃES
LANDIM
LAREDO






LINTZ
Martiniano de Souza Lintz
LUCINDA
MAFRA




Antônio Joaquim de Oliveira Mafra

MANGELLI
MÂNGIA
MATTOS


Bodas de Ouro de Saturnino Augusto de Mattos e  Maria Carolina da Silveira.
 Andrelândia. 1934



MEIRELES
MENDONÇA
MILWARD  AZEVEDO
MIRANDA
MONTEIRO


Américo José Monteiro



MOURA
NABACK
NABLE



Jamila e Miguel Nable

NASCIMENTO
João Batista do Nascimento

NOGUEIRA
OLIVEIRA



Família Oliveira
PAULA
PEDROSA
PEIXOTO
PEREIRA
Capitão Manoel Teodoro Pereira
PEREIRA GUSTAVO
REIS
REZENDE
RIBEIRO DO VALLE
RIVELLI
ROMEIRO
ROSA
SACRAMENTO
SALGADO
SALOMÃO
SEIXAS
SÉRIO
SILVA
Cecília Nogueira e Lindolfo Cândido da Silva

SILVEIRA
SOUZA
TEIXEIRA
XAVIER
VILELA
ZERINGOTA
ZUQUIM


Dr. João Zuquim de Fiqueiredo Neves
























50 comentários:

  1. Acho que pecaram em não pesquisar sobre família Silveira, afinal é o sobrenome do fundador da cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Carla, já inserimos a família Silveira. Abraço.

      Excluir
    2. Minha bisavó era Adelaide Augusta da Silveira nasceu aí e depois se mudou para Cássia, consta que era parente de Saturnino da Silveira que foi juiz em Cássia e também era de Andrelânida. Gostaria muito de obter mais informações sobre a origem dela para completar minha arvore genealógica.O pai era Américo Antonio da Silveira e a mãe Maria Raiz e Roiz e segundo informações passada por minha avó era de origem alemã.O senhor saberia informar se havia imigrantes alemães na região por volta de 1870? Sou de SPaulo e não tenho como viajar pra ai agora, poderia me indicar uma fonte onde posso pesquisar?

      Excluir
    3. Ela se casou com o escritor e jornalista Antonio Celestino que era muito conhecido na região na época especialmente em Cássia e Passos onde deu até o nome de uma rua.

      Excluir
    4. Minha avó tinha Augusto no nome se chamava Marina, não sei muito dela, mas minha mãe é de nascida em Andrelândia

      Excluir
  2. Ao invés de Antônio José de Oliveira Mafra não seria Joaquim Francisco de Oliveira Mafra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é Antônio Joaquim de Oliveira Mafra. Já corrigimos. Antônio era natural de São João del Rei, onde nasceu em 07.07.1843, sendo filho de Antônio Joaquim de Oliveira Mafra (primeiro do nome) e Rita Honória de Freitas Belo. Neto paterno do Sargento-Mor Joaquim José de Oliveira Mafra e de Prudenciana Monteiro da Conceição, naturais de Itabira do Campo (Itabirito – MG), onde se casaram em 17-05-1808. Antônio Joaquim faleceu em Andrelândia em 22-07-1921.

      Excluir
    2. Obrigado, Oliveira Mafra foi juiz de órfãos no antigo Turvo.

      Excluir
  3. Onde se lê Barões do Cajuru não seria Barões do Cabo Verde

    ResponderExcluir
  4. Saberia distinguir quem são as pessoas da família Andrade e família Carvalho?

    ResponderExcluir
  5. Alex, na foto da família Carvalho, reconheço minha bisavó Ninita e alguns de seus filhos, inclusive vovô Ignácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Meu nome é Amarildo Carvalho. Sou de sao vicente. Estou precisando fazer minha arvore genealogica. Eu sou da familia Carvalho. Voce sabe quem poderia me ajudar. Com algumas dicas?. Grato

      Excluir
  6. Na foto onde se lê Joaquim Teodoro de Almeida, o nome exato não seria Joaquim Theodoro da Silva, 2° provedor da Santa Casa e vice presidente da Câmara Municipal do Turvo no período de 1891 a 1894?

    ResponderExcluir
  7. Meu avô nasceu em Andrelândia teria algo "João Juvêncio Sacramento "
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Estou montando minha árvore genealógica, mas estou tendo dificuldades a partir dos nomes dos meus trisavós, que nasceram no distrito do Turvo, segundo consta os documentos da Igreja. Existe alguma árvore da cidade já em andamento para que eu consiga cruzar dados? Meus trisavós são Gabriel Pereira da Silva e Ambrosina Lima do Sacramento, país do meu bisavô, Antônio Gabriel da Silva, batizado em 1867. Os outros trisavós são Vicente Antônio da Silva e Guilhermina de Jesus, pais de Maria Emília de Abreu, batizada provavelmente em 1873.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho fotos de sua trisavô ambrosina... Ela era tia do meu avô segundo relatos iam muito em agora chamada Andrelândia visitar... Esse fds foi encontro anual da família Xavier e tinha muitas fotos queimha tia avó deixou antes de falecer como ainda resta uma tia avó viva ela foi nos dizendo quem era....

      Excluir
    2. Minha família vem da região e é Silva Machado. Família de Francisco Pereira da Silva

      Excluir
  9. Estou criando a árvore genealógica da família e descobri que meu tataravô possui o sobrenome "Lintz". Ele morava em Itabira, mas lá não consegui sua certidão de nascimento, e como consequência, dar seguimento à árvore.

    Vcs saberiam me informar se alguém da família "Lintz" criou alguma árvore da família?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde amigos,
    Realizo uma pesquisa e necessito de informações em Andrelândia, acerca do casal Antônio Pereira Gustavo e Thereza Maria de Jesus, casados antes de 1828. Alguém poderia nos auxiliar?

    Passos de Carvalho, membro do IHG/MG

    genealogia.lavrasmg@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Procuro por familiares em Andrelândia-MG...
    Avós Maternos
    Geralda Maria de Andrade (antes do segundo casamento era Geralda Maria de Jesus.Acredita se que antes do primeiro casamento também tinha o sobrenome Souza)
    José Eugênio de Andrade

    Bisavô Materno
    Bernardo Mariano de Souza ( ou Bernardino)

    ResponderExcluir
  12. ola, algum conhecimento sobre jose raphael alves e Lucia Candida oela cidade? Dizem que doaram terrenos para construcao de uma igreja. Provavelmente entre 1890 e 1910

    ResponderExcluir
  13. Descobri há pouco tempo que a origem Nable é libanesa. Cresci pensando ser turca. Meu bisavô era Nable, foi mascate. Se algum Nable quiser fazer contato vou gostar de saber mais. Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, vc sabe me dizer se esse "OLIVEIRA" é a família Basilio de Oliveira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Busco informações sobre os seguintes antepassados nascidos em Andrelândia:
    Sebastião Luiz Da Silva
    Francisco Luiz Da Silva
    Luzia Egídia da Silva
    Quintino Vicente da Silva
    Joaquina Cândida de Jesus
    Enedina Camila da Silva

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber de algum registro de José Xavier soares....

    ResponderExcluir
  17. Procuro por Sebastião Messias Andrade

    ResponderExcluir
  18. E avo de um amigo que procura seus familiares.

    ResponderExcluir
  19. Eureste...mencionou que já inseriu a família SILVEIRA....mas continuam pecando por não falar sobre ANDRÉ SILVEIRA....fotos?...afinal continuo afirmamdo....É O FUNDADOR.
    Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  20. Vou ficar muito feliz em descobrir minha árvore genealógica família meu avô paterno Alfredo Luiz de Almeida minha avó Ana cândida Nogueira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô se chamava Joaquim Nogueira de Carvalho, filho de Joaquim Candido, será que somos parentes?

      Excluir
  21. Quero saber mais da família campos, meu pai foi filho de Galileu e luiza campos, saudades primos Ana seu esposo Alcides e seus filhos

    ResponderExcluir
  22. Comecei a pesquisar agora sobre a história da minha família, Xavier, soube que começou em Andrelândia. Gostaria muito de conhecer a cidade e sua história mas infelizmente pela nossa situação atual é impossível, mas alguém poderia me dar algumas informações?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde procuro mais informações sobre o casal José Antônio de Paula e Angélica Maria de Santa Anna, moradores de Andrelândia (Turvo) em 1832. São Tetravós de minha esposa.

    ResponderExcluir
  24. Meu avô Artur Teodoro de Almeida nasceu em 24/08/1907, quando a cidade se chamava Turvo. Era filho de Alexandrina de Jesus Almeida e Domingos Teodoro de Almeida. Faleceu quando meu pai era criança e não foi possível encontrar nenhum familiar. Gostaria de saber se ainda há familiares na cidade.

    ResponderExcluir
  25. Descendo de Guilherme José Peixoto, Português, foi Alferes do Exército. Faleceu em Andrelândia 16 de Janeiro de 1894. Tenho apenas estas informações, além do nascimento. Claro que tendo mais documentos e informações que desconheço, gostaria muito de saber. Abraço. Obrigado e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  26. Sobre a família Moura e Alves poderiam ter alguma informação?

    ResponderExcluir
  27. Procuro informacoes sobre a genealogia dos meus avós. Meus bisavos paternos: Elpidio Alves de Andrade e Honorina Ricardina Da Robeiro.
    Meus bisavos maternos: Pedro Gonçalves Arantes e Maria de Lourdes Vieira Da Conceição

    Agradeco qualquer informação.

    ResponderExcluir
  28. Procuro origem da família teodoro de almeida, teriam a genealogia deste Capitão Joaquim Teodoro de Almeida? Parece que éramos parentes de Tancredo de Almeida Neves.
    Aníbal
    Borda da Mata

    ResponderExcluir
  29. Em outro blog consta que o Capitão Joaquim Teodoro de Almeida era sobrinho do Padre Teodoro de Almeida, escritor e filósofo Português,nascido em Lisboa em 1722 e falecido em 1804.

    Meu avô, Artur Teodoro de Almeida nasceu em 24/08/1907, quando a cidade se chamava Turvo. Era filho de Alexandrina de Jesus Almeida e Domingos Teodoro de Almeida, este Alferes do Exército da cidade de Turvo, antigo nome de Andrelândia.

    ResponderExcluir
  30. Cadê a família Paulino santos e os Moreira

    ResponderExcluir
  31. Procuro origem da família Alexandre

    ResponderExcluir
  32. Meu avô falecido chamava geronimo Rodrigues Teixeira já meu pai Jaime da Silva Teixeira gostaria de saber mais sobre bisa avos trataravos tritriavos

    ResponderExcluir
  33. Minha mãe chama Maria Isabel Nascimento filha de Maria Conceição Nascimento e izaquel Gonçalves Nascimento gostaria saber sobre os antepassado deles

    ResponderExcluir
  34. Anônimo Procuro informações sobre a familia Guimarães de Oliveira. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    Meu nome é Marcos André.
    Sou um parente distante da família ANDRÉ originários do sul de Minas Gerais ( Barranco Alto, Conceição Aparecida e Carmo do Rio Claro) e tenho me empenhado em levantar sua árvore genealógica a fim de descobrir o paradeiro inicial de onde eles em si se originaram. Para isso criei um “esqueleto de parentesco” a qual gostaria de ter acesso ao menos de algumas certidões de casamento e nascimento para maior aprofundamento na busca das informações. Desse modo criei um recorte temporal entre 1895 e 1930. Alguém tem alguma informação que possa me ajudar ou me dizer se estes "Andrés" daqui tem alguma ligação com algum ANDRÉ de Andrelândia?

    ResponderExcluir
  36. Minha bisavó nasceu aí, Odete Marcelino da Silva Andrade, porém Andrade é o sobrenome de casamento e eu não sei qual seria o sobrenome anterior. Sabem como consigo descobrir isto?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir