Total de visualizações de página

sábado, 5 de agosto de 2017

O BOMBARDEIO AÉREO DE ANDRELÂNDIA EM 1930


A história da Terra de André é recheada de curiosidades, o que a torna muito especial para seus filhos e amigos.

É um orgulho ser andrelandense !

Para além de deter o bar mais antigo em funcionamento do país, de ter sido o provável berço do surgimento da bermuda e do controle de qualidade no Brasil, conforme já escrevemos neste blog, Andrelândia tem em seu "currículo"  o fato de ter sido uma das poucas cidades mineiras a sofrerem bombardeio aéreo.

Não se trata de causo, mas de fato histórico, comprovado documentalmente.

No ano de 1930, quando da Revolução, o município de Andrelândia (do qual ainda não havia se desmembrado Bom Jardim de Minas), fazia divisa com o Estado do Rio de Janeiro, pela Serra do Pacau.
Andrelândia - 1930

Os líderes políticos de Andrelândia (José Gustavo Alves, Gabriel Ribeiro Salgado e José Bernardino Alves Júnior) aderiram à Revolução (comandada por Minas, Rio Grande do Sul e Paraíba), que tinha por objetivo colocar Getúlio Vargas na presidência da República, em substituição ao presidente eleito, Júlio Prestes.

A força pública federal, sediada no Rio de Janeiro, leal a Júlio Prestes, reagiu.

Foram iniciados conflitos armados nas divisas do Rio de Janeiro com Minas Gerais, inclusive com vários mortos.

Pela sua posição geográfica estratégica, Andrelândia se transformou em um dos principais redutos de resistência e ataques das  forças revolucionárias, que tinham por objetivo evitar a subida das tropas leais do Rio de Janeiro para o território mineiro.

Foram descarrilhados locomotivas e vagões dentro dos principais túneis da ferrovia que nos ligava a Barra Mansa a fim de evitar o avanço das tropas governistas. Nas pontes e pontilhões principais foram  colocadas dinamites que seriam explodidas em caso de avanço dos legalistas.

No dia 10 de outubro de 1930 a tropa revolucionária de Andrelândia, integrada por civis e militares locais e do Rio Grande do Sul,  entraram em combate com as forças legalistas que estavam em Augusto Pestana e derrotaram os inimigos depois de renhido e sangrento combate.



Tropa Revolucionária em Andrelândia, na atual Avenida Nossa Senhora do Porto

Como não conseguiam acessar Andrelândia por terra,  em revide os militares cariocas determinaram que a cidade fosse bombardeada.

No dia 15 de outubro de 1930 um avião inimigo sobrevoou e lançou uma bomba sobre a cidade.

Em razão da falta de precisão do artefato explosivo,  felizmente não houve vítimas.

A bomba caiu na região do Buraco Quente.


Documento que comprova o bombardeio da cidade de Andrelândia


Minha avó paterna presenciou  a cena e me contou, com detalhes, que os soldados que estavam aquartelados onde era a Câmara Municipal (Avenida Nossa Senhora do Porto, acima da casa da família do Sr. Jorge Salomão, onde era o Lactário), ajoelhados no chão dispararam tiros de fuzil e metralhadora contra o avião, o que talvez possa ter contribuído para o insucesso do ataque inimigo.

Contou-me que as famílias estavam apavoradas e depois do bombardeio abandonaram a cidade com medo de novos ataques, refugiando-se nas fazendas.

No final, a corrente revolucionária foi vitoriosa e um dos seus líderes em Andrelândia, o Dr. José Gustavo Alves, foi nomeado Prefeito por Getúlio Vargas. O Dr. José Bernardino Alves Júnior,  a seu turno, foi nomeado Secretário de Finanças do Estado.

Enfim, fomos bombardeados e saímos vitoriosos !

Brava gente andrelandense !

Conte e divulgue essa história.

Andrelândia é uma cidade muito especial !

Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto, conheça o livro abaixo.

16 comentários:

  1. meu pai sempre contava este acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valtinho,
      Simplismente notável o fato histórico envolvendo a terra de André, e da qual devemos nos orgulhar.
      Octacílio.

      Excluir
  2. Muito interessante.👏👏🙏❤

    ResponderExcluir
  3. PAULO LUCIO RODRIGUES MOREIRA19 de abril de 2022 às 10:54

    Parabens pela descrição dos fatos

    ResponderExcluir
  4. Meu bisavô lutou nessa guerra e sua espada ficou passando de geração para geração hoje ela está comigo mais meu pai antes de falecer me contou essa história como está narrado aí
    Brava gente do berço que naci

    ResponderExcluir
  5. Como é interessante! Além de ser uma cidade maravilhosa!! Cultura é tudo em nossas vidas! Divulguem sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. História, p contarmos p nossos netos , cidade maravilhosa, Andrelândia q tanto AMOOO..

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe tinha 5 meses nesse dia e fugiu com minha avó Elza Mafra D’Alessandro a cavalo para uma fazenda, enquanto meu avô Pascoal D’Alessandro ficou e lutou.

    ResponderExcluir
  8. Interessante, não sabia desse episodio.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante e essa história quis se repetir com s perda de Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho artefatos da bomba guardado até hoje e ninguém sabe. Mas agora estão sabendo

    ResponderExcluir
  11. Muito chique, muita honra

    ResponderExcluir
  12. Incrível eu não sabia desta estória Meu vô deve ter lutado e eu ia morrer sem saber ESTA E NOSSA ANDRELANDIA

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de seu contato de whats, pode ser? O meu é 019 9 9456 8001 Grato

    ResponderExcluir