Em 1899 foi construída uma pioneira fábrica de Manteiga na Fazenda da Bahia, na Cidade do Turvo.
O empreendimento foi propriedade do Cel. José Bonifácio de Azevedo, João Zuquim de Figueiredo Neves e José Ribeiro Salgado, sócios da “Azevedo & Cia”.
É considerada a 2ª fábrica de manteiga de Minas Gerais e do Brasil.
A manteiga, de ótima qualidade, era vendida em latinhas de meio quilo. As embalagens eram fabricadas no próprio estabelecimento, sendo que o rótulo vinha estampado em lâminas metálicas. Nos primeiros anos de funcionamento a fábrica funcionava sob a responsabilidade de Guilherme Hilker, vindo especialmente da Alemanha para este fim.
Mais tarde, quando o técnico alemão retornou à sua pátria, assumiu a direção o Sr. Américo Sacramento.
Essa história merece ser melhor conhecida e divulgada. O prédio da fábrica deveria ser protegido como patrimônio cultural do município.
Povo sem memória é povo sem futuro !
Coronel José Bonifácio de Azevedo - um dos fundadores da Fábrica de Manteiga na Fazenda Bahia
João Zuquim de Figueiredo Neves - Sócio da Fábrica
José Ribeiro Salgado - Sócio da Fábrica
Desenho da Fábrica da Bahia - Dr. Amir Azevedo
O técnico em laticínios Guilherme Hilker
Interessante, homens de valor, desbravadores.
ResponderExcluirJoão zuquim tem de ser um ancestral meu pois só existe uma família com esse nome Meu avô Alfredo Zuquim nasceu em São João del Rey porém depois de fazer o curso de medicina no Rio de Janeiro foi residir em São Paulo onde fez família. Foi casado com Maria Eulina Barros, ela de família de Caxias ,RGS. Os proclamas de casamento correram em S João del Rey, Minas Gerais.
ResponderExcluirJoão Zuquim teve um irmão chamado Alfredo Zuquim de Figueiredo Neves que foi morar em Jundiai/SP. Sua mãe chamava Hermelinda Maria de Jesus. Tinha outro irmão Francisco Zuquim De Figueiredo Neves.
ExcluirUm adendo, Dr. Alfredo era medico.
ExcluirVoltando na história anterior pergunto : onde comprar esse livro sobre a história de Andrelandia
ResponderExcluir