Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Piquenique no Turvo. Árvore de Óleo. Década de 1920

Uma das atividades de lazer muito praticadas na antiga cidade do Turvo, atual Andrelândia, era a realização de piqueniques em locais aprazíveis, como o Morro do Serrote ou a Árvore de Óleo.
A foto abaixo retrata um desses acontecimentos.
Nela conseguimos identificar o Dr. José Gustavo Alves e o Dr. José de Andrade Godinho.
Se você tiver outras informações sobre o acontecimento, gentileza compartilhar neste blog.
Vamos valorizar o patrimônio cultural de Andrelândia.


15 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu bisavô foi Manoel Rosa Anacleto, algum registro dele na história de Andrelândia?

      Excluir
  2. Meu avô é o ultimo adulto do lado direito da foto, e tenho quase certeza que o garotinho com chapeu do lado dele, é meu pai... Pelo tamanho dele, esta foto deve ser de 1922 ou 1923...

    ResponderExcluir
  3. Eureste, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa sobre meus ancestrais que viveram em Andrelândia de 1860 a 1930: Francisco Maria Paraviso, pai de Luiz Maria Paraviso, pai de Francisco Paraviso, irmão de Maria Paravizo do Sacramento, irmã de Floriana Paraviso Pio, irmã de Sebastião Paraviso. Meu tio avô diz que o Luiz Maria Paravizo foi algum tipo de autoridade em Andrelândia... Já ouviu falar em algum destes nomes? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André.
      No Livro: "Andrelândia - 3500 anos de história", há as seguintes informações:
      "Os Rivelli de Andrelândia descendem do italiano Nicolau Paravizzo Rivelli, natural da localidade de San Giovanni a Piro, Salerno, onde nasceu em 19.12.1855. Obteve passaporte para se transferir para o Brasil em 30/09/1876. Aqui, Nicolau casou-se com Maria Emília Teixeira, com quem teve os filhos Sebastião, Rosa, José Maria e Roque. A família residia no Distrito de Santo Antônio do Porto, conhecido também como Azeite, localidade atualmente integrante do município de Piedade do Rio Grande."
      Espero que possa ajudar.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Eureste! Ótimas pistas! No jornal "A Cidade do Turvo", já havia encontrado proclama para o casamento entre "João Rivello (italiano) e Thereza Maria Paraviso", batendo com a combinação de nomes que você mencionou. Vou tentar subir em minha árvore genealógica até encontrar o vínculo com estes nomes do Livro Andrelándia - 3500 anos de história".

      Aproveitando, não sei se é de seu conhecimento, mas segue link para o Arquivo Público Mineiro, com o Mapa da Região do Turvo, onde podemos observar a localização privilegiada do local que deu origem a Andrelândia:

      http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/grandes_formatos/brtacervo.php?cid=789

      http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/grandes_formatos_docs/photo.php?lid=761

      Excluir
    3. Olá, sou bisneto de Rosa Rivelli mas não sabia das origens

      Excluir
    4. ola, eu sou bisneto de Maria Francisca, que pelas historias me faz crer é uma paravizzo, ela se casou com meu bisavô chamado izideo, as historias da família citam os paravizzo, inclusive que ela veio do Azeite, mas por algum motivo na certidão do meu avô, filho dela, não há o sobrenome dela, eu gostaria de saber se ainda existe alguma informação sobre os paravizo, já que as que eu tenho, são muito escassas

      Excluir
    5. Maria Paraviso Sacramento é mãe do meu bisavô

      Excluir
  4. Olá Andre como vai,
    Meu pai sempre falou desses nomes pra mim e diz ter parentesco com esse casal.Comecei a acreditar que existe algum parentesco quando vi sua publicação em busca desses nomes.Gostaria muito de saber mais sobre a historia deles!!
    Carla (carla.maia@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Olá Eureste,

    Obrigada pelas informações, você não imagina como foram úteis para mim.

    Minha bisavó se chamava Maria Reveli de Lima e seu pai era Roque Reveli Teixeira, por isso desconfio que ele pode ser filho do Nicolau Rivelli que você contou que era italiano.

    Estou esperando o cartório de Andrelândia verificar a certidão de nascimento da minha bisavó para ter cetrteza! De qualquer forma muito obrigada por ter me acendido de esperança de quem sabe ter direito à sonhada cidadania italiana… abraços

    ResponderExcluir
  6. Francisco Maria Paraviso bisavô do meu bisavô,tem algum registro dele?Meu bisavô é filho da Maria Paraviso

    ResponderExcluir
  7. Meu tataravôs lozenzo angeloni casado Maria prati lozenzo faleceu em20/10/1928 alguém tem alguma foto resgistro queria muito ver fotos

    ResponderExcluir