Total de visualizações de página

sábado, 13 de janeiro de 2018

CINE GLÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL DE ANDRELÂNDIA



A história do Cine Glória, situado na Praça Visconde de Arantes, quase defronte ao Fórum, tem seu início no ano de 1926, quando Pascoal Alexandre tomou a iniciativa de ali implantar um cinema  para trazer entretenimento, diversão e lazer  à sociedade turvense.

Vista da antiga Praça Visconde de Arantes na década de 1930, com o Cine Glória à direita.

O Cine Glória foi implantado em prédio adaptado que, no século XIX, funcionava como estabelecimento comercial do Visconde de Arantes, antigo proprietário do imóvel. O arco  de pedra colocado sobre a porta principal  indica a data de 1886, o que evidencia a antiguidade da edificação.



Cine Glória - 1933




O empreendimento logo se transformou em um dos principais pontos de encontro e convivência da população local.

Na calçada, do lado de fora,  moças e rapazes faziam o footing antes de assistirem aos clássicos de aventura, paixão e, sobretudo, de faroeste, que chegavam em rolos de metal pelo trem, vindos diretamente do Rio de Janeiro.  

Muitas lágrimas, risos e beijos ocorreram no interior do velho Cine Glória...

















Alguns dos filmes exibidos no Cine Glória na década de 1930




A fim de modernizar o estabelecimento, foi adquirida pelo proprietário uma  máquina de projeção alemã da marca Krupp, que também produzia som, ultrapassando a fase do cinema mudo, colocando a cidade no mesmo patamar das capitais.




Máquina de projeção alemã que revolucionou o Cinema em Andrelândia

Depois de ter pertencido a Pascoal Alexandre, o cinema passou para a gestão de José Antônio de Almeida e Sebastião Rodrigues de Almeida e, finalmente, para Aníbal Teixeira, fechando as portas na década de 1960, quando a televisão começou a chegar na cidade.

O prédio do cinema também servia para apresentação de bandas, realização de festas de formatura e reuniões de trabalho. Um verdadeiro espaço cultural que, durante quatro décadas, movimentou a cidade de Andrelândia e marcou a história de muitos de seus moradores, que dele se recordam com saudades.

Felizmente, a máquina de projeção, alguns rolos de filmes e cadeiras do antigo cinema foram adquiridos antes de serem destruídos e estão devidamente preservados.



Carreteis e cadeiras do antigo Cine Glória


O prédio, contudo, adquirido pela Prefeitura Municipal de Andrelândia há vários anos, está abandonado, aguardando restauro, sem previsão para término.

Torcemos para que a obra seja logo concluída e que o imóvel possa ser novamente utilizado pela população andrelandense, tão carente de espaços para festas, bailes, formaturas, seminários, congressos e eventos culturais.

Seria um grande presente para a cidade.

Independentemente disso, o Cine Glória está vivo na memória de todos aqueles que curtiram os bons tempos de antanho e contam, com saudosismo, as boas histórias das quais foram atores naquele agradável espaço.

Viva, para sempre, o Cine Glória !

O prédio do Cine Glória, de propriedade da Prefeitura, aguarda restauro há anos











9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jefferson, realmente existe essa informação. Contudo, o arco do prédio da Câmara tem ângulo diferente e deveria datar de 1864, data da construção do prédio. A foto da postagem é de 1933 e o arco está lá. O prédio da Câmara somente foi demolido na década de 1940. Logo, conquanto parecidos, são elementos arquitetônicos distintos. Grande abraço e obrigado pela postagem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu também cheguei a pensar na hipótese de o arco ter sido removido na reforma da platibanda, pois na foto que mencionei a platibanda já tinha sido alterada para a forma atual, e em algum dado momento recolocada no lugar de novo, como a referida foto é de baixa qualidade e a digitalização não ficou muito boa decidir baixá-la e aumentar o contraste pois como o objetivo da foto não era o prédio assim as pessoas a parte do cinema ficou um pouco super exposta, ao submete la a um programa de tratamento de imagens e com isso aumentar o contraste, percebi que o arco ficou praticamente apagado com isso os detalhes das colunas do portal dão a impressão de serem portas de portais simples. Abs.

      Excluir
  2. a poucos dias estive la e refografei a reforma, ja cheou averba para o termino da obra

    ResponderExcluir
  3. Na calçada em frente ao Cinema Glória estava escrito o nome Glória que na reforma foi tirado
    o nome Glória será recolocado?

    ResponderExcluir
  4. Na calçada em frente ao Cinema Glória estava escrito o nome Glória que na reforma foi tirado
    o nome Glória será recolocado?

    ResponderExcluir