No próximo dia 11 de junho ocorrerá mais uma edição da tradicional festa de Santo Antônio, cuja realização foi resgatada no ano de 2016, com a restauração e reabertura da Capela dedicada àquele milagroso Santo.
Construída na década de 1940, a Capela é considerada como um dos principais templos católicos rurais de Andrelândia e é sucessora de uma história de devoção que remonta há mais de dois séculos.
Já no século XIX existem informações sobre a devoção a Santo Antônio nas proximidades da Serra do Turvo, onde havia uma fazenda com tal nome, de propriedade de Domingos Fernandes Morais.
Segundo a tradição oral, em uma caverna situada na Serra (possivelmente a atual Gruta dos Novatos, no interior do Parque Arqueológico), era cultuada uma imagem de Santo Antônio.
Em 1927 uma capela dedicada ao Santo foi erguida no cume da Serra e o local se transformou em ponto de peregrinações.
Antiga Capela de Santo Antônio, no cume da Serra, construída em 1927
Entretanto, na década de 1940 um raio destruiu a Capela e os moradores das redondezas resolveram reconstruí-la no sopé da Serra, em terras doadas por um fazendeiro. No seu entorno sempre foram realizadas festas em homenagem ao padroeiro até por volta de 2003, quando o templo entrou em processo de degradação e colapso.
A atual capela na década de 1940
A capela abandonada - 2011
Em janeiro de 2013 o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande chamou a si a responsabilidade pelo resgate da Capelinha.
Depois de dois anos de trabalhos, o templo foi restaurado e reinaugurado em junho de 2016, sendo viabilizado o retorno da tradição da Festa de Santo Antônio, verdadeiro patrimônio cultural imaterial de Andrelândia.
Obras de restauro da Capela
Altar da Capela restaurada
Reinauguração - 2016
Reinauguração - 2016
Imagem do Padroeiro
Vamos todos participar dessa festa e dar continuidade à tradição multicentenária da devoção a Santo Antônio na nossa querida Terra de André.
Para saber mais sobre a Serra de Santo Antônio, conheça o livro:
Andrelândia - 3500 anos de história. Veja em:
http://terradeandre.blogspot.com.br/2017/02/livro-andrelandia-3500-anos-de-historia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário