Total de visualizações de página

sábado, 27 de maio de 2017

BENS CULTURAIS DESTRUÍDOS EM ANDRELÂNDIA

Nos dias de hoje Andrelândia ainda possui um significativo acervo de bens culturais de valor histórico e arquitetônico, como os sobrados (dos Pinheiros, das Laranjeiras e da Paraíba - que pertenceram respectivamente a Gabriel Ribeiro Salgado, Bonifácio Antônio de Azevedo e ao Barão do Cabo Verde), as casas do Major José Bernardino, da Dona Odete, da Bahia, do Visconde de Arantes, entre outras, e as Igrejas Matriz (do século XVIII) e do Rosário (do século XIX).

A cidade é muito bem vista por visitantes e turistas em razão desses atrativos que a tornam singular. É a cidade mais bonita  e charmosa da região, segundo a opinião de muitos.

Entretanto, ao longo dos anos muitas edificações de extremo relevo para a história de Andrelândia foram demolidas, gerando uma perda inestimável ao patrimônio cultural local.

A cidade poderia ser mais bonita e historicamente importante se esses fatos não tivessem ocorrido.

Felizmente, hoje a cultura mudou e a preocupação preservacionista está mais presente entre os filhos e amigos da Terra de André, que se orgulham do seu patrimônio cultural.

Abaixo, algumas das edificações que, infelizmente, perdemos para sempre.

É um alerta para que fatos como esses não se repitam em nossa história.


Casa do Coronel Tobias de Paula Campos

 Casa do Coronel Joaquim Tibúrcio - Atual Hotel Mônica

Casa da Câmara e Cadeia

Casa da Câmara e Cadeia


Capela de São Benedito

Capela de São Benedito

Capela de São Benedito


Capela do Souza



Antigo Coreto

Sobrado do Barão do Cajuru - Atual Prefeitura e Clubinho


Para  saber mais sobre a história dos principais prédios históricos de Andrelândia, conheça o livro: Andrelândia - 3500 anos de história. 
Veja em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário