O antigo Clube de Andrelândia, carinhosamente conhecido por "Clubinho", foi fundado no ano de 1941 por iniciativa do Dr. Altino de Azevedo, sendo em seguida instalado em terreno que era, anteriormente, de propriedade da Prefeitura Municipal (antiga porção do sobrado do Barão do Cajurú, adquirido para a instalação do Grupo Escolar Raul Soares).
Vista da fachada do velho Clubinho, hoje fechado.
Durante várias décadas foi ele o único clube social de Andrelândia e era ali que se realizavam os animados matinês de carnaval, festas de casamento, formaturas, aniversários, solenidades e os famosos bailes dançantes de antanho, onde tantos namoros se iniciaram em Andrelândia.
Antigo sobrado do Barão do Cajurú.
À esquerda foi instalada a Prefeitura e à direita o Clube Andrelândia
Muitos são os que se recordam daqueles tempos de "amor anotado em bilhetes", "daquelas tardes", "quanta saudade" ...
Abaixo, alguns registros fotográficos de episódios transcorridos no Clube Andrelândia:
O Clube era muito bem mobiliado e contava com salão de jogos, equipamentos de som, jogo completo de mesas e cadeiras, bar e lanchonete. Ouvi de antigos frequentadores que nas festas mais chiques as toalhas eram de linho branco e os serviços eram prestados por garçons trajados de maneira impecável, à semelhança do que ocorria nas grandes capitais.
Dr. Altino Azevedo, fundador do antigo Clubinho
O patrimônio do Clube foi formado por doação da Prefeitura Municipal (terreno) e aquisição de cotas pelos sócios fundadores, de forma que se trata de um bem de propriedade coletiva da sociedade andrelandense, conforme narrado pelo próprio fundador, Dr. Altino de Azevedo:
"O Clube de Andrelândia foi construído e inaugurado em 1942, em terreno próprio, doado pela Prefeitura, conforme documentação completa em poder da diretoria. Os recursos financeiros com que me foi possível levantar o prédio, foram angariados entre pessoas da sociedade local e entre alguns filhos de Andrelândia residentes fora, que são hoje os sócios fundadores... Terminada a construção, seguiu-se rápida campanha para aquisição do mobiliário e a 23 de dezembro o Clube de Andrelândia era solenemente inaugurado com uma festa a que compareceram toda a sociedade local e elementos das povoações vizinhas" (Andrelândia, fatos de sua vida político-social. 1954. p. 76)
Notícias do Clube em 1966 - Jornal Andrelandense
Na década de 1980 o Clube foi desativado e alugado para que ali funcionasse a agência do Banco do Brasil na cidade. Posteriormente, com a construção da sede própria do banco, na Praça João Zuquim, o Clube foi reativado por algum tempo, ali se realizando festas de casamento, aniversário e apresentações musicais.
Apólice de sócio proprietário do Clube Andrelândia
Hoje, contudo, o prédio não se destina mais à função original de servir aos seus sócios e está, infelizmente, fechado.
Em uma cidade que carece de locais para atividades de diversão, lazer, cultura e entretenimento, sobretudo para a juventude e para a melhor idade, seria uma grande alegria ter de novo em funcionamento o nosso charmoso Clubinho, que conta com uma excelente sede social e está situado no coração do centro histórico da Terra de André.
Se os antigos sócios se unirem e se esse for desejo da comunidade andrelandense, esse sonho poderá ser transformado brevemente em realidade, resgatando mais um importante patrimônio cultural de nossa cidade, a exemplo do que está ocorrendo com o antigo Cine Glória, em fase final de restauração, o que é merecedor de todos os elogios.
Volta, Clubinho !!!
Andrelândia agradece !
mudei de andrelandia eu tinha 13 anos mas me recordo bem.amo andrelandia.
ResponderExcluirTambém tenho muita saudade do Clube de Andrelândia. Foi uma época de beleza e glamour. Parabéns pra quem fez esta reportagem.
ResponderExcluir